Talvez seja o mal da idade, afinal todos os adolescentes com 17 anos de idade sofrem um bocado nesta época, especificamente os vestibulandos, pois são pouquíssimos que possuem maturidade suficiente para decidir no Ensino Médio que profissão deseja seguir durante toda ou grande parte da sua vida.
Justo numa fase de transição - não sou mais criança, muito menos adulta - somos obrigados a enfrentar uma prova que exige muito mais que apenas estudo e dedicação; ela exige decisões: qual o curso, qual cidade, qual turno você, pessoa com 17 anos de idade que ainda mora em baixo das asas da mãe, num ninho protegido e seguro, onde tudo é do bom e do melhor, escolherá? Se fosse fácil passar por tudo isso, todos estariam na universidade que desejou logo após ter acabado o colegial.
Estudei desde muito pequena na mesma escola, na de Águas de São Pedro, uma cidade que mais parece uma aldeia de tão pequena. Mas foi na antiga 8ª série que tudo mudou, pois nesse ano o Ensino Médio daqui estava péssimo, ou seja, precisava de outra escola boa pra estudar, até que no 1º ano do EM fui estudar em Piracicaba. Foi o maior perrengue esse ano, mas com o tempo a gente se acostuma. Estudei, estudei, estudei, mal tive vida social e voltei a estudar. Tive fama de nerd durante o colegial inteiro, mas nunca me importei.
Final do 3ªº e começo dos vestibulares. Optei por Direito, um dos cursos mais concorridos das universidades públicas (as que eu mais quero passar). Escolher o curso o qual você deseja estudar durante 5 anos já é alguma coisa. Porém, o pior está por vir.
O meu professor de Biologia (que aliás é a matéria que eu mais detesto) do 2º e 3º anos, Ricardo, sempre nos avisou que o vestibular seria a primeira grande decepção das nossas vidas. Depois que eu prestei pra entrar na Usp, Unesp e até a UFMG eu percebi que o que ele dizia fazia muito sentido.
O vestibular é desumano demais, afinal eu ralei durante muito tempo, corri atrás pra adquirir conhecimento de coisas que eu não gosto e que muito menos vou usar durante minha vida pra quê? Pra passar 2010 no cursinho e depois tenta outra vez.
Apesar de toda essa decepção, a última coisa que está na minha lista é desistir.
E a primeira é tomar um pote de sorvete inteiro sozinha.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

asdoaishdiahsodhoiahshdoiahsid
ResponderExcluirjessyca fez um blooog
vestibular eh uma bosta mesmo
visita o meu!:
damascodeaurora.blogspot.com
q tristee...
ResponderExcluirvestibular eh uma bosta mesmo (2)
por isso vamos vesti bull lar HEHEHEH
entendeu? :S
UHEUHEHUEUHH
ResponderExcluirJéssyca dramática x)
Amei o final, falando do pote de sorvete...
Egoísta, eu também quero!
Você ainda vai passar no vestibular, fia. Nem que não seja neste momento, mas eu já a vejo uma advogada de sucesso.
Beijos,
Batman rere.
Osvaldooooo... Não fale assim com a mamãe...
ResponderExcluirJessyca... Como posso te dizer... Kill the drama... Pense bem, se você lavar um pato com detergente ele afunda na lagoa... (Não sei o que isso tem a ver com o contexto aqui, mas fiquei com vontade de falar).
Mas seriamente dizendo, as piores vinganças são as que amarguram mais tempo para acontecerem, amargure a derrota momentânea e vingue-se no futuro... Mostre para estas instituições que se você der um pouco do seu potencial o teste aplicado não será páreo para sua pessoa.
Até... Lembre-se "O lobo é articuloso, trama mil e uma façanhas para comer a chapeuzinho, mas acaba mesmo é traçando a vovozinha".
Não contente-se com a vovozinha NUNCA!
Bjs
Jessyca:
ResponderExcluirJá li duas vezes seu blog e fico sempre com uma impressão estranha. Você está pessimista, chateada é claro. Ninguém gosta de cair, mas isso faz parte da vida. Você só esta andando hoje, porque quando era criança aprendeu a engatinhar, a ficar em pé e cair e continuar tentando novamente. Se você tivesse desistido ainda estaria no chão. Você demonstra que tem coragem porque resolveu mudar de escola e de cidade e enfrentar um ambiente todo novo pensando que seria melhor, mesmo com todos os "filhinhos e filhinhas" de papai que você deve ter conhecido. É mesmo com tudo contra você continuou... Agora concordo com você o vestibular é injusto porque obriga indivíduos em formação (adolescentes...quase gente) a escolher o que pretende fazer para o resto da vida, quando muitos de vocês não sabem o que fazer no fim de semana. É bom saber que desistir é sua última opção... mesmo em BH se precisar de alguma ajuda você tem meu email, conte comigo.
Abraços do professor da matéria que você "odeia", mas infelizmente precisa saber para passar no vestibular.
Ricardo Santos da Silva